Amiga nova, chegou em minha casa apresentada pelo meu filho.Uma noite apenas para curtir Curitiba: lá fomos nós, comer a tão famosa “Carne de Onça” com um bom chope.
Fui conhecendo-a aos poucos; percebi que se arrumava muito mais rápido para sair e estava sempre muito bonita.
Uma pessoa linda por fora e por dentro.
Também percebi que seu despertar era diferente do meu. Calada, tinha seu tempo para acordar.
Conhecendo as diferenças fomos nos afinando.
Hoje, nossa amizade é algo que me faz muito bem e que me trouxe crescimento.
Uma amiga para todos os momentos.
Bem, eis um pouco do que desbravamos pelo norte da Argentina: Em nossa primeira viagem juntas, seguimos rumo a Foz do Iguaçu
Íamos pernoitar em Posadas, já em solo argentino, mas como nem tudo se resume a flores, nosso carro acabou quebrando. Detalhe: ele havia acabado de sair da revisão!
Como o problema já estava criado, só nos restava buscar uma oficina - e como estávamos no “meio do nada” (melhor dizendo, em uma cidade de poucos recursos), ainda tivemos de esperar a peça pro reparo vir de outra cidade.
Claro que o perrengue ficou nas mãos do dono do carro e de sua namorada, sempre solidária.
Nós duas tivemos a sorte de passar aquele tempo em uma piscina de um clube local.
Carteirinha de saúde em mãos e lá fomos nós passar a tarde nos refrescando em um calor de 30 graus. Foi neste ambiente que de fato começamos nossa amizade, pois até então mal sabíamos nossos nomes. Calor, uma boa cerveja, soubemos tirar proveito de um momento que acabou se tornando muito agradável.
Enfim seguimos viagem!
Dormimos em Francisco Beltrão, mais uma pequena, organizada e interessantíssima cidade deste Brasilzão.
Rumo a Ruínas de San Ignácio, chovia e a temperatura havia baixado - mas nada nos impediu de apreciar a beleza deste lugar, nem de visitar o museu de Las Reducciones Jesuíticas. Respiramos história, que maravilha.
Próxima parada: Posadas. Um casal de amigos meus nos aguardava, e nossa estada foi muito boa. Já nos aguardavam um churrasco à moda Argentina, acompanhado de um bom vinho e boa conversa para encher a alma e o coração.
Em Corrientes, também nos instalamos na casa de um amigo, mas dessa vez, do meu filho. Podem imaginar 3 biólogos juntos?!
Bom ouvir a empolgação deles, e matar a saudade de tantos anos de distanciamento. É um momento para que eu possa praticar o aprendizado de ouvir.
No dia seguinte, Salta nos aguardava. Basílica de Salta, Igreja de Santo António... Suas Igrejas são de uma beleza indescritível.
Seguimos viagem; não posso deixar de mencionar nosso trajeto onde pudemos apreciar a beleza de cactos gigantes florescidos que adornavam a paisagem.
Chegamos a San Antonio de Los Cobres, uma região árida, elevada e fria.
Um fato interessante: estávamos em um restaurante simples, e esta minha amiga tirou uma foto minha inédita. Eu, de touca, com óculos e sorriso no rosto... Não deu outra: na hora, um moço na mesa ao lado disse “Cara de cumpleaños”. Traduzindo, cara de felicidade.
Agora vou falar em rápidas pinceladas um pouco deste norte Argentino que nos encantou.
Purmamarca é uma cidade no departamento de Tumbaya, da província de Jujuy. Suas montanhas, um verdadeiro matiz de cores, tudo parece uma pintura, uma paisagem que encantaria os artistas que dominam a arte do pincel.
Não posso deixar de mencionar Humahuaca-Jujuy. Encontramos uma pousada muito simples cujo diferencial reside na maneira como fomos recebidos: era possível escolher entre vinho caseiro ou chimarrão, e depois ir para um jantar com comida caseira, bem simples, mas elaborada com muito capricho pelo Facundo.
Diferenças regionais: lá eles costumam jantar às 22 horas, o que tive de aprender ao longo do caminho.
Cafayate com suas adegas, degustação de vinhos... Sempre havia uma dúvida de qual comprar - já que todos são muito bons.
Vários lugares ficarão para uma nova carta. Tinogasta, Chilecito, etc.
Só tenho a dizer que indico muito essa viagem pelo norte argentino.
Deixo aqui meu abraço para essa companheira de viagem, e que logo, mais muito logo possamos estar juntas - para que eu possa ver aumentar sua coleção de fotos de seus pés. Abraço grande.
# amizade# viagens# #cactos# #cidades históricas#